Connections | Praga




Connections

8 Julho | 19:30 | Praga - Atrium


"Connections é um concerto audiovisual que um grupo de músicos portugueses e checos irá apresentar. Esta palavra visa resumir as nossas ideias de criar ligações entre diferentes objectos artísticos.

Por um lado, a ligação entre som e imagem, e especificamente entre música e fotografia. Através das cativantes fotografias de Jindřich, a audição da música será guiada através de paisagens e histórias, não para impor uma narrativa ou criar uma banda sonora, mas para desencadear respostas emocionais individuais e únicas durante a actuação. A interacção entre meios acústicos e electrónicos estará também bastante presente, o que significa que os instrumentos acústicos e históricos - como a flauta e o violino - comunicarão por vezes por si próprios, e outras vezes em conjunto com amplificação e sons electrónicos compostos. Estes sons serão reproduzidos através de altifalantes, transformando esta actuação num concerto musical misto.

Finalmente, esperávamos criar um diálogo entre a música portuguesa e checa contemporânea compositores, certamente dois pólos de vívida criação musical contemporânea na Europa que já tiveram, no entanto, poucos pontos de contacto. Esta viagem através da paisagem da música de arte contemporânea através de uma experiência sinestésica foi criada e será apresentado pela flautista Monika Státreitová, a violinista Beatriz Costa, fotógrafo Jindřich Sâtreit e os compositores/performers de música electrónica Jaime Reis e Mariana Vieira."

Organização: EMSCAN - Electroacoustic Music & Sound Courses Alumni Network, com o apoio da DGArtes (Direcção Geral das Artes) / Ministério da Cultura - Portugal


Programa

Jaime Reis (1983): Fluxus, Dimensionless Sound (B) (2012-2017), flauta e electrónica

Mariana Vieira (1997): Tre (2019), flauta solo

Clotilde Rosa (1930-2017): Densidades (2002-2003), violino e electrónica

Lukáš Matoušek (1943): Per Flauto (1975), flauta (*estreia absoluta) 

Michal Rataj (1975): Beams (2018), flauta e electrónica

Jorge Peixinho (1940 – 1995) Sine Nomine (1987/88)


Monika Štreitová, flauta 

Beatriz Costa, violino

Jindřich Štreit, fotografia

Jaime Reis e Mariana Vieira, composição e realização de informática musical






 

Comentários

Mensagens populares