Projecto "Guitarra portuguesa e a criação musical contemporânea"

Guitarra portuguesa e a criação musical contemporânea


A guitarra portuguesa é um instrumento associado a práticas musicais tradicionais do nosso país (fado) cujo ensino decorre frequentemente por tradição oral. No final dos anos 1990, o seu ensino surge nos conservatórios de música e mais recentemente no ensino superior. Porém, a escassez de recursos didáticos, nos nossos dias, continua a ser verificada por Mestres e Professores de guitarra portuguesa. O repertório para o instrumento está maioritariamente conectado às suas raízes populares, sendo o repertório erudito contemporâneo desenvolvido em Portugal para guitarra portuguesa ainda escasso.

O projeto “Guitarra portuguesa e criação musical contemporânea” foi desenvolvido pela EMSCAN entre abril de 2022 e agosto de 2023 e contribuiu com material didático e novas obras que conjuguem o instrumento com meios electrónicos

Desta iniciativa resultaram 4 novas peças didáticas para guitarra portuguesa e eletrónica, com graus de dificuldade distintos, cada uma correspondente a um ciclo de ensino (2º ciclo do EB, 3º ciclo do EB, ensino secundário e ensino superior):

Mariana Vieira (1997): Pontos e linhas (2023) 
Marta Domingues (2000): Caixa de sons (2023) 
Cristóvão Almeida (2000): Contextos (2023)
Hugo Vasco Reis (1981): Iteração (2023) 


Todas as obras foram interpretadas e gravadas pelo guitarrista Rafael Campos. 



Biografias

Rafael Campos - guitarra portuguesa

Nascido a 27 de agosto de 2001, natural de Vila do Conde, começou a tocar guitarra portuguesa aos 8 anos de idade. Foi o primeiro aluno do ensino artístico especializado em música, em guitarra portuguesa, do Conservatório de Música de Vila do Conde. Participou em duas “Mostras Musicais do Eixo Atlântico” na representação da cidade de Vila do Conde, como solista. Alcançou uma “Mención infantil “David Russel”” e um Prémio Honorífico “David Russel””, no concurso com o mesmo nome, em 2014. Frequentou várias masterclasses com instrumentistas / compositores, como: Hugo Vasco Reis, Miguel Amaral, Paulo Soares e Ricardo Rocha e Pedro Caldeira Cabral. E desde 2019 frequenta a Licenciatura em música- variante de instrumento, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.




Mariana Vieira - compositora

Mariana Vieira (Sintra, 1997) completou a licenciatura em Composição e o mestrado em ensino de música na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Carlos Caires e Jaime Reis.
O seu catálogo inclui música acusmática, mista e instrumental, para formações de música de câmara, ensemble, orquestra e a solo, bem como obras didácticas.
A sua música foi apresentada em festivais como Young Euro Classic (Alemanha), L'Espace du Son (Bélgica), Audio Art (Polónia), Electroacoustic Music Days (Grécia) Crossroads e Echoes Around Me (Áustria), Monaco Electroacoustique (Mónaco), Aveiro_Síntese e Música Viva (Portugal). 
Recebeu prémios como o “European Composer Award” (Alemanha) em 2017 com a sua peça "Raiz", escrita para a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), o “Electronic Music Composition Contest” da revista Musicworks (Canadá) em 2021 e o concurso “Young Lion*ess of Acousmatic Music” promovido pelo “The Acousmatic Project” (Áustria) em 2022.
Além da sua produção composicional, interessa-se por desenvolver projectos artísticos que combinem música e tecnologia, trabalho que concretiza enquanto membro da equipa do projecto DME, do espaço Lisboa Incomum e da associação EMSCAN. É Professora Assistente na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco, Portugal).




Marta Domingues - compositora

Marta Mendes Pereira Domingues (2000) frequenta o Mestrado em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, estudando com Jaime Reis e Annette Vande Gorne. 
Marta desenvolve projectos educativos, integrando a associação EMSCAN, tendo sido recebido o primeiro prémio Jovens Criadores 2017, na secção musical, com o grupo FEME-EMSCAN. Colabora na organização do Festival DME e Lisboa Incomum desde 2020.
A sua música tem sido apresentada em contextos como: DME / Lisboa Incomum, Música Viva/ Oculto d’Ajuda, Aveiro Síntese, BoCA – Biennal of Contemporary Arts/ Teatro São Carlos, Sonorities Belfast, L'Espace du Son (Bruxelas), International Confederation of Electroacoustic Music, Monaco Electroacoustique, Young Euro Classic (Berlim) e Echoes Around Me (Viena). 
Foi-lhe atribuída uma menção honrosa no concurso Métamorphoses 2020 (Bélgica) e foi premiada no concurso Young Lion*ess of Acousmatic Music (Áustria).
A sua música está publicada pela Influx / Musiques et Recherches (Bélgica) e edições DME/Lisboa Incomum.





Cristóvão Almeida - compositor

Cristóvão Almeida concluiu os seus primeiros estudos musicais na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), mais concretamente, no Curso Instrumentista de Sopros e Percussão (CISP) com especialização em trompete, concluído em 2019 sob a tutela do professor Fernando Jorge Ribeiro. 
Posteriormente, ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) em Castelo Branco, onde completou a Licenciatura em Música, variante de Formação Musical, Direção Coral e Instrumental (FMDCI) em 2022. 
Atualmente, prossegue o seu percurso académico na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com uma segunda licenciatura em Composição, onde estuda atualmente com Carlos Caires.
Enquanto compositor, a sua peça “Until Quantum” foi seleccionada no âmbito do projecto “Música em Criação” para apresentação nos Reencontros de Música Contemporânea 2023, organizados pela associação Arte no Tempo no Teatro Aveirense.
Integra as equipas de produção do Projecto DME, Lisboa Incomum e EMSCAN.






Hugo Vasco Reis - compositor

Hugo Vasco Reis (Lisboa, 1981) é compositor, guitarrista (guitarra portuguesa) e engenheiro (civil).
Como guitarrista estudou na Escola de Jazz do Porto, no Conservatório de Música do Porto e na classe particular de Pedro Caldeira Cabral.
Como compositor estudou na Escola Superior de Música de Lisboa, com Sérgio Azevedo, Luís Tinoco e António Pinho Vargas, onde se formou em composição. Teve classes particulares e masterclasses com João Heitor-Rigaud (Portugal), Alicia Terzian (Argentina), Achim Christian Bornhoeft (Áustria), Luigi Abbate (Itália), Ivan Moody (Reino Unido), Åke Parmerud (Suécia), Hans Tutschku (Alemanha/EUA), Chaya Czernowin (Israel), Zygmunt Krauze (Polónia), Toshio Hosokawa (Japão) e Justė Janulytė (Lituânia). O seu catálogo contém obras para orquestra (2), música de câmara (14), instrumentos a solo (16) e eletroacústica (7), sendo interpretadas em várias salas de concerto (Portugal, EUA, Alemanha, Áustria, Reino Unido, Suíça, Itália, Estónia, Polónia, Índia e Moçambique) e premiadas / selecionadas em diversos concursos [Matera Intermedia Festival (Matera, Itália), The Future Blend Project (Warwick, Reino Unido), NGCS (Boston, EUA), Folefest (Lisboa, Portugal), Festival Criasons (Lisboa, Portugal), Associação Portuguesa de Compositores (Lisboa, Portugal), International Society for Contemporary Music – World Music Days 2019 (Tallinn, Estónia) e Risuonanze 2018 (Udinne, Itália)].
Editou cinco álbuns monográficos: Poema Anacrónico (2013), Metamorphosis and Resonances (2017) (nomeação SPA | 2017 – melhor trabalho de música erudita), I am (k)not (2018), O Espaço da Sombra (2018) (nomeação SPA | 2018 – melhor trabalho de música erudita) e Chamber Music I(2019), que incluem as suas composições, sendo apoiado em todos pelo Ministério da Cultura de Portugal, DGArtes, Antena 2 e Escola Superior de Música de Lisboa.
Fez residências artísticas no Artist in Residence Program – Bull’s Eye, dirigido pelo artista plástico Rui Soares Costa e no O'culto da Ajuda, dirigido pelo compositor Miguel Azguime. As suas partituras são editadas pelo MIC.PT – Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa.



Comentários

Mensagens populares